Cada país tem uma classificação legal para dizer se o vinho é suave, meio seco ou seco. Essa classificação é feita de acordo com a quantidade de açúcar em gramas / litro contida no vinho.
Para a maioria das pessoas, uma variação de 1 ou 2 gramas de açúcar no vinho possivelmente será imperceptível, salvo seja um degustador hipersensível ao sabor doce, coisa que depende da quantidade de papilas gustativas que o indivíduo possui. Porém essa variação é essencial para definir a classificação do vinho.
Confira agora a característica de cada classificação de acordo com a legislação brasileira.
Vinho Suave
Indicados para harmonizar com pratos mais leves e sobremesas.
No Brasil, todo vinho com mais de 25 gramas de açúcar por litro residual é conhecido como suave.
Vinho Meio Seco
O vinho que está entre o suave e o seco. Tem acima de 4 a 25 gramas de açúcar por litro, porém como a distância entre a quantidade mínima e a máxima de açúcar é muito grande os vinhos classificados como meio secos, podem se comportar de maneiras diferentes no paladar.
Vinho Seco
O vinho seco é apreciado por consumir praticamente todo o açúcar da uva durante o processo da fermentação.
Esta classificação de vinho não tem uma doçura perceptível, pois possui uma quantidade baixa de açúcar até 4 gramas por litro.
Vale ressaltar que a quantidade de açúcar não agrega maior ou menor qualidade ao vinho, apenas serve pra classificar o estilo dos vinhos.
Fontes: na minha panela, simplificando vinho e sommelier wine.