A História do whisky J&B

J&B SCOTCH

A  tradicional e inconfundível garrafa verde com rótulo amarelo e vermelho  do uísque J&B é presença constante nas mais badaladas e animadas  festas pelo mundo afora, além de ser item comum nos bares dos melhores  restaurantes. J&B é a 4ª marca de uísque mais vendida no planeta,  sendo reconhecida como inovadora em seu segmento.
-
A história
Tudo  começou em 1749, quando Giacomo Justerini, um italiano da cidade de  Bologna, foi para Londres atrás de seu grande amor, a cantora de ópera  Margheritta Bellino. Na cidade londrina, depois de ser rejeitado pela  amada, juntamente com George Johnson e munido de muitas receitas de  vinhos e licores de um tio italiano, ele iniciou a comercialização e  importação de vinhos com a fundação da empresa Johnson & Justerini.  Inicialmente eles entregavam os melhores vinhos e licores para  aristocratas ingleses. Em 1760, o Rei George III nomeou sua empresa como  fornecedora oficial da Casa Real Britânica, título que perdura até os  dias de hoje. Mas foi somente em 1779, que a empresa ingressou no  comércio de uísque e se tornou o primeiro anunciante do mercado neste  segmento, postando um anúncio impresso no jornal The Mourning Post no  dia 17 de junho. O primeiro uísque criado pela empresa foi batizado com o  nome Club (ainda hoje comercializado, encontrado apenas nas lojas  J&B em St. James’s Street, Londres, e em George Street, na cidade de  Edimburgo, na Escócia).
-
--
Em  1831, com a compra da companhia pelo inglês Alfred Brooks, nascia a  Justerini & Brooks Ltda. (conhecida popularmente por J&B), que  por durante oito reinados consecutivos foi à fornecedora de vinhos e  bebidas alcoólicas da família real britânica. O uísque J&B Rare  começou a ser desenvolvido no ano de 1910 pelo máster blend Charlie  Julian, especificamente criado para exportação. O uísque, a princípio  criado especialmente para o mercado norte americano, possuía em sua  composição 42 uísques diferentes, sendo 36 malt e 6 grain uísques. Os  malt uísques utilizados na composição de J&B Rare são provenientes  da região de Speyside, nas Terras Altas escocesas, e são reconhecidos  mundialmente como os melhores do país. Apesar de ter sido criado visando  o mercado americano, o uísque foi introduzido nos Estados Unidos  somente em 1933, logo após o fim do período de proibição da  comercialização de bebidas alcoólicas no país.
-
-
No  final dos anos 50 a marca estava totalmente consolidada no voraz  mercado americano e experimentava um enorme aumento em suas exportações,  sendo introduzida, nos anos seguintes, em outros países como a Espanha  (1962), que se tornaria um dos maiores mercados da marca do mundo, e  Portugal (1964). Nesta época, a empresa já vendia cerca de 1 milhão de  caixas de uísque, tendo adoradores famosos como Frank Sinatra, Dean  Martin e Sammy Davis Jr., sendo presença constante na cidade de Las  Vegas. Na década de 70, as vendas explodiram, com as vendas atingindo 3  milhões de caixas apenas no mercado americano. Nos anos 80 a empresa  teve um crescimento expressivo no leste europeu.
-
-
Na última década a marca apostou, no que para muitos apreciadores de  uísque é uma heresia, associar seu produto como ingrediente principal  de drinques, adicionando ao J&B outras bebidas, coca-cola, frutas,  sucos e até angustura. A aposta da marca neste sentido era tamanha, que  em 2006, o renomado chef catalão Ferrán Adriá, criou coquetéis  gastronômicos moleculares com J&B. Além disso, desenvolveu criativas  embalagens (latas) em edições limitadas para datas comemorativas,  adicionando ao J&B um toque de modernidade e bom gosto. Em 2007, a  J&B lançou em 20 países simultaneamente sua primeira campanha  global, chamada START A PARTY, associando a marca com festas, inovação e  socialização. Através de promoções a marca já realizou festas em  lugares paradisíacos como a Cidade Proibida na China, e na bela região  da Capadócia na Turquia, Byblos no Líbano e Transilvânia na Romênia.
-
- -
Um das mais recentes ações da campanha, realizada no  final de 2008 convidava o consumidor a concorrer a uma viagem para  África do Sul com dois amigos para uma grandiosa festa realizada no dia  31 de janeiro de 2009. Para se habilitarem a este exclusivo prêmio os  consumidores tinham que se registrar no site http://www.jbstartaparty.com/ e fazerem um safari virtual para fotografar “party animals”, que lhes  permitia acumular pontos. Os participantes podiam também acumular pontos  ao enviar convites via e-mail para que outros amigos se registrassem no  site. O exclusivo prêmio incluiu uma viagem para a África do Sul e três  entradas VIP para uma experiência única. A festa contou com cerca de  50.000 pessoas de todo o mundo e celebrou o 32º aniversário do  patrocínio da marca J&B à mais famosa corrida de cavalos da África  do Sul, chamada “The J&B MET”. Tudo começou com a  emocionante corrida, seguindo-se depois uma noite memorável com a  atuação de diversos DJ’s e com a presença de muitas celebridades  internacionais. Tudo isto em Cape Town, um dos mais belos locais do  planeta.
-
- -
Os uísques
Além do tradicional J&B Rare, envelhecido 8 anos, a marca comercializa ainda:
J&B Reserve, um blend envelhecido por, no  mínimo, 15 anos. Seu blend é uma mistura dos melhores uísques da  Escócia, como Knockando, Glenfiddich, Glenlivet e Lophraig, o que torna  uma ótima opção para conhecedores da bebida escocesa. A importância do  contato do blend com a madeira do barril é fundamental para o J&B  Reserve, pois por ser porosa, permite a troca de ar e a evaporação do  álcool, fazendo com que o destilado respire e, ao mesmo tempo, absorva  algumas características da madeira.
J&B Excepction, um uísque puro malte envelhecido 12 anos vendido somente na França.
J&B Jet, um Blended Scotch Whisky envelhecido 12 anos vendido especialmente na Coréia do Sul.
-
-
Ações ousadas
A marca J&B sempre foi reconhecida por suas ações de marketing extremamente ousadas. O Nightology Boat,  lançado no verão de 2003, foi uma delas. A bordo de um gigantesco  cargueiro com 80 metros de largura, que antes cruzava os mares da Europa  e África transportando sal e areia, convertido em discoteca, a ação  apresentava um espetáculo bem interessante e diferente: uma festa cheia  de luz e som, com o público freqüentador das noites míticas de Ibiza.  Era um clube flutuante, uma pista de dança na água.
-
-
O sucesso, fez com que a ação fosse repetida em 2005 e  2006. E o melhor: não havia convites á vendas. A J&B realizou uma  campanha global de promoção do evento. O resultado: mais de 400 pessoas,  procedentes de 15 países dos cinco continentes foram para a Espanha  vivenciar a incrível experiência.
-
-
Dados corporativos
● Origem:
Escócia
● Fundação:
1749
● Fundador:
Giacomo Justerini
● Sede mundial:
Edimburgo, Escócia
● Proprietário da marca:
Diageo plc.
● Capital aberto:
Não
● Chairman: Franz Humer (Diageo)
● CEO: Paul Walsh
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global:
150 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Maiores mercados:
Espanha, França, África do Sul, Estados Unidos e Portugal
● Funcionários:
800
● Segmento:
Bebidas alcoólicas
● Principais produtos:
Uísques
● Ícones:
O rótulo amarelo e vermelho, e a garrafa verde
● Slogan: Start a party.
● Website:
www.jbscotch.com
-
A marca no mundo
J&B Rare Scotch Whisky é hoje comercializado em mais de 150  países ao redor do mundo, sendo a 4ª marca de uísque mais vendida no  planeta, vendendo anualmente cerca de 6 milhões de caixas. Os maiores  mercados da marca são a Europa (onde J&B é líder), especialmente na  Espanha, França e Portugal, a África do Sul e os Estados Unidos. A cada  segundo duas novas garrafas de J&B Rare são abertas no mundo.
-
Você sabia?
O J&B Rare Scotch Whisky  possui uma coloração clara, proveniente do contato do uísque com o  barril de carvalho, com pouca adição de caramelo, diferentemente dos  demais uísques do mercado.

-
-

Última atualização em 23/2/2011
Fonte: Mundo das marcas
Conheça Também:

Imigrantes Bebidas
Cl do Whiky
Vodkas.com.br
cervejanacionaleimportada.com.br
Adega do Vinho
Alambique da Cachaa
Absintos.com.br
6682397